Graças a internet, hoje nós temos acesso à informação a qualquer hora do nosso dia, seja em casa ou na rua, via computadores, tablets ou celulares, estamos sempre rodeados de novidades e comunicação. Os novos consumidores estão altamente conectados e, com isso, as empresas já entenderam que o marketing digital não é uma moda passageira, mas sim a maneira mais atual de projetar uma marca forte.

Além de atingir um número maior de pessoas, o conteúdo veiculado nos meios digitais consegue ser inovador e estabelecer uma relação direta com o público-alvo. Por isso, tem o poder de engajar mais clientes e gerar feedbacks imediatos sobre o impacto de suas campanhas.

Conheça agora as principais tendências de marketing digital em 2018 e comece a planejar suas estratégias para este ano:

1. Marketing de Conteúdo

Quando se trata de negócios, é preciso se antecipar e estar presente no momento em que o seu cliente precisar.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo permite que qualquer empresa se destaque por meio de um conteúdo criativo, único e relevante.

Ressaltamos ainda que, para 2018, a tendência é que esse conteúdo seja cada vez mais original, pois a maior parte das empresa já investe no marketing digital, o que requer a busca por um diferencial. Fala-se, então, em um conteúdo mais maduro para o futuro, envolvendo mais planejamento e maior poder de engajamento.

2. Análise de dados

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No marketing digital tudo é planejado, por isso esqueça os chutes!

Isso quer dizer que uma empresa não pode estar presente na web de qualquer maneira, assim como não dá para produzir conteúdo de forma aleatória. Cada ação pode e deve ser planejada com base em dados precisos.

Tudo o que você é:

  • Conhecer hábitos e comportamentos do seu público;
  • Entender aquilo que ele busca;
  • Criar soluções compatíveis com suas expectativas;
  • Monitorar o impacto dessa interação.

Cada uma dessas ações são essenciais para criar estratégias mais alinhadas com as demandas externas, gerando uma melhora constante na relação com clientes.

3. Mobile Marketing

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O smartphone conecta as pessoas ao mundo durante a maior parte do tempo, sendo uma peça fundamental para a rotina. Nesse sentido, o hábito de se conectar à internet pelo celular virou alvo certo das estratégias de marketing digital.

A adaptação de ações de marketing para o mobile é, então, outra iniciativa cada vez mais necessária para quem busca a visibilidade na web e entende que o consumidor não perde mais tempo quando quer alguma informação. Por isso, esteja presentes em redes sociais e busque desenvolver suas estratégias de marketing de forma totalmente online.

4. Realidade virtual

A realidade virtual, uma tecnologia que simula a experiência do cliente com determinado produto, já pode ser inserida nas estratégias de venda e marketing das empresas e, devido aos efeitos que ela produz nas pessoas, pode alavancar os resultados de um negócio. Ao se ver imerso naquela realidade, o indivíduo tem chances maiores de fazer negócio.

Esse recurso é considerado o passo mais avançado em termos de marketing de conteúdo, pois promove uma interação ainda maior do que textos, imagens ou vídeos.

Vale destacar que para acompanhar todo esse avanço, as organizações precisam de uma equipe qualificada e, por isso, ter profissionais preparados para trabalhar nesse cenário — que dominem as ferramentas de marketing digital — pode definir o futuro de um negócio.